Quem somos?

Somos um grupo de jovens que decidiu pôr as pernas em movimento dando uns pontapés porreiros aos Sábados de manhã para começar em beleza o fim de semana.

O CSCR de Paranhos da Beira tem ao longo dos tempos apresentado várias actividades, desde teatro amador a musica passando por desporto, neste caso taekwondo e Kick boxing.

Os treinos são no edificio do centro social de Paranhos da Beira aos Sábados das 10.30 às 12.15.

APARECE E TRAZ UM AMIGO TAMBÉM



O JURAMENTO - KWAN-WON SUN-SO


NÓS COMO MEMBROS, TREINAMOS OS NOSSOS ESPIRITOS E CORPOS, DE ACORDO COM AS REGRAS PRESCRITAS.

NÓS COMO PRATICANTES, ESTAMOS UNIDOS NUMA AMIZADE MÚTUA.

NÓS COMO PRATICANTES, CUMPRIREMOS OS REGULAMENTOS E OBEDECEREMOS AOS INSTRUTORES E AOS MAIS GRADUADOS.

Poomse cinto amarelo (TAEGUKILCHANG)






Alunos

António Carlos Benedito (7º KUP)


Leonardo Pinto (7º KUP)


Tiago Moura (7ºKUP)


Rúben Santos (7º KUP)


Henrique Matos (8º KUP)


Monitor



Nuno Alves

  • Praticante de taekwondo desde 2004
  • Praticante de kickboxing desde 2009
  • Cinturão Vermelho/Negro de taekwondo (1ºkup)
  • 3º classificado no campeonato nacional universitário de taekwondo em 2008












Graduações




10º e 9º Kup(Branco e Branco/Amarela)"A pureza e a inocência" (A semente)

Representa o início da aprendizagem do Taekwondo, onde o aluno que se encontra desprovido do conhecimento, terá o primeiro contacto com a arte e com seus princípios básicos, tais como: disciplina, respeito, cortesia, humildade, perseverança e auto domínio.



8º e 7º Kup(Amarelo e Amarelo/Verde ou Laranja)"A riqueza" (A terra)

Representa o início da adaptação do aluno no Taekwondo, é simbolizado pela terra, onde a planta brota e finca sua raiz, é o começo de seu desenvolvimento técnico e táctico, assim como de uma gama de princípios que irão ser adquiridos.




6º e 5º Kup (Verde e Verde/Azul)"O crescimento" (A planta)

Representa o crescimento físico, mental e espiritual, é o início da destreza que começa a surgir no aluno, onde além do aprimoramento de todos os seus conhecimentos, é fundamental que o aluno esteja ciente do espírito do Taekwondo. É uma etapa de amplo crescimento do seu conhecimento.




4º e 3º Kup(Azul e Azul/Vermelha)"A liberdade" (O céu)

Simbolizada pelo céu, para onde a planta se dirige; a liberdade de utilizar, com raciocínio e criatividade tudo o que foi aprendido. Representa o amadurecimento do aluno.




2º e 1º Kup(Vermelho e Vermelho/Negro ou castanho)"Alerta" (O sol)

Assim como o sol é responsável pela vida no universo, nesta fase o aluno torna-se responsável por todos na sua academia. Os seus conhecimentos adquiridos e aperfeiçoados representam uma parte da própria academia. Portanto é uma fase de alerta sobre seus actos e comportamentos, o aluno tem que ter a consciência das suas técnicas e do poder que elas têm, e por isso, é fundamental que este saiba porque, como, quando e para que usá-las, tendo em vista a sua grande responsabilidade.




1º a 10º Dan(Negros)"Sabedoria e conhecimento" (O universo)

É o oposto ao branco, o alcance da maturidade e do conhecimento, é o crescimento intelectual e espiritual do aluno, é a consciência de que o Taekwondo é muito mais do que uma simples luta, se confunde com a sua própria vida através dos seus princípios e atitudes.

O que é o taekwondo?




TAE - Saltar, voar ou esmagar com o pé.

KWON - Bater ou destruir com a mão ou punho.

DO - É a arte em si, é o caminho ou método.

Originário da Coreia, o taekwondo não só ajuda a manter a forma física como também ajuda a atingir a paz de espírito e a serenidade.
Pode ser praticado por todas as pessoas independentemente das suas limitações. O treino de Taekwondo exige do praticante um elevado respeito pelo monitor assim como por todos os colegas dentro e fora do ginásio. Com a continuidade das aulas este respeito e esta maneira de estar na vida irá transmitir-se a todas as pessoas em seu redor.

Um dos objectivos do Taekwondo é mesmo eliminar a luta desencorajando a opressão do fraco pelo forte, com um poder que deve ser baseado no humanismo, na justiça, na moralidade e na fé ajudando assim a construir um mundo melhor e mais pacífico.

Estamos, assim, perante uma modalidade de fortes princípios educacionais, o que só por si justifica que os jovens se dediquem à sua prática desde tenra idade. É em suma uma modalidade que potencia e sublima todas as nossas faculdades humanas